Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

MTE publica Portaria regulamentando atividade perigosa para motoboys

Publicado por Bruno Moraes
há 10 anos

MTE publica Portaria regulamentando atividade perigosa para motoboys

Após a publicação da Lei 12.997, em junho deste ano, que trata do enquadramento da atividade de trabalhador em motocicleta como perigosa, agora foi a vez do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) regulamentar a referida norma, uma vez que esta tão somente tratou de conceder a tais profissionais o adicional de 30% ao salário.

Nesse sentido, o MTE publicou uma Portaria na última terça-feira (14), no DOU, aprovando o anexo V da NR-16, que trata da atividade dos motoboys como perigosa, delimitando assim, a extensão do adicional de periculosidade.

Conforme definição da Portaria MTE nº 1.565, não geram direito a percepção do adicional de periculosidade: os percursos da residência para o local de trabalho e do trabalho para a residência; as atividades em veículos que não necessitem de emplacamento ou que não exijam CNH para sua condução; as atividades em motocicleta ou motoneta em locais privados e as atividades com uso de motocicleta ou motoneta de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido.

Dessa forma, é importante que empregadores e empregados informem-se e adéquem-se às novas determinações, a fim de cumprir a Lei e terem seus direitos e deveres efetivados.

  • Sobre o autorAdvogado Trabalhista Empresarial. Operador do Direito.
  • Publicações38
  • Seguidores96
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações169
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mte-publica-portaria-regulamentando-atividade-perigosa-para-motoboys/146440361

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)